O que você não pode deixar de fazer em Itanhaém
A histórica Itanhaém, uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada no ano de 1532, é um ótimo refúgio para quem quer fugir da agitação de São Paulo. Por estar localizada na Baixada Santista, a cerca de 110 km da capital paulista, costuma receber muitos turistas durante o verão e nos feriados prolongados.
Assim como Mongaguá, Itanhaém também é reconhecida como uma estância balneária. Ela possui cachoeiras e parques ecológicos muito concorridos durante a alta temporada. Além de belas praias e ilhas que se estendem pelos seus 26 km de costa.
O que fazer em Itanhaém?
Melhores praias
As praias de Itanhaém se destacam pelo mar azul e pela variedade de opções voltadas ao banho, pesca e surf. Entre as principais estão:
- Praia do Cibratel
- Praia do Sonho
- Praia da Saudade
- Praia dos Pescadores
- Praia da Gaivota
- Praia do Tombo
- Praia das Conchas
- Praia da Gruta
Um dos pontos turísticos mais cobiçados de Itanhaém é a Praia dos Pescadores, também conhecida por Prainha, situada ao lado da Praia do Sonho. Por conta de sua beleza, foi utilizada como cenário para as gravações da novela Mulheres de Areia. É ideal para os surfistas devido às fortes ondas.
Por outro lado, a Praia do Cibatel oferece águas calmas, propícias para os banhistas. Também é apreciada pelos amantas da pesca. O mesmo pensamento vale para a Praia da Saudade, acessada por meio de uma trilha.
Melhores ilhas
Além das praias, as ilhas de Itanhaém também despertam a curiosidade dos turistas. Entre as praias dos Pescadores e do Sonho fica a pequenina Ilha das Cabras, local de águas calmas. A região é indicada para a prática do mergulho. Destaque para a presença de rochas que dividem espaço com a flora nativa.
A Ilha Queimada Grande, localizada a 35km da costa continental, não está aberta para visitação por ser protegida e controlada pela Marinha. O local é conhecido como Ilha das Cobras por abrigar a segunda maior concentração do réptil por área no mundo.
Lá vive a venenosa jararaca-ilhoa, para a qual não há soro antiofídico. Apenas os biólogos do Instituto Butantan podem desembarcar com frequência na ilha.
A 22 km da costa fica a Ilha Queimada Pequena, liberada para mergulhos de apreciação. Pela região é encontrada uma grande variedade de peixes coloridos. Durante o trajeto de acesso é possível avistar golfinhos e peixes-voadores.
Morro de Paranambuco
Quando o assunto é o que fazer em Itanhaém, uma das atividades indispensáveis para todo o visitante é conhecer o Morro de Paranambuco. De seu topo tem-se uma vista incrível do oceano, de onde é possível ainda ouvir o som das ondas quebrando no rochedo.
Outro atrativo do morro são os painéis de Anchieta, cujas imagens, reproduzidas em pastilhas de vidro, retratam a história de José de Anchieta. O padre jesuíta, como se sabe, foi o responsável por fundar várias cidades dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.
A formação rochosa onde o espanhol gostava de passar as tardes deitado em Itanhaém ficou conhecida como a Cama de Anchieta. Mais uma atração obrigatória no município.
Convento de Nossa Senhora da Conceição
Se você se interessa por história, saiba que o Convento de Nossa Senhora da Conceição é um dos atrativos mais indicados para uma visita. A construção data do mesmo ano da fundação de Itanhaém e é tombada pelo patrimônio histórico da cidade.
O convento faz parte do centro histórico, onde também estão a Igreja Matriz de Sant’Anna, erguida entre os anos de 1642 e 1679, e o Museu Conceição de Itanhaém. Esse último abrigou uma cadeia no passado e hoje dispõe de um acervo com itens interessantes sobre a história da cidade.
Outras atrações de Itanhaém
Ao visitar a cidade, o turista poderá estender seus passeios até um dos mais belos cartões-postais do litoral sul paulista, a Boca da Barra. Lá ocorre o encontro das águas salgadas do Praião e das águas doces do rio Itanhaém. O rio, aliás, recebe o Píer do Guaraú e seus barcos de pescadores.
Ao passar pela Boca da Barra contemple a escultura Paulo Pica Pau, uma homenagem a um dos primeiros pescadores locais. O monumento consiste em um barco de pesca com a figura em tamanho real de Paulo Leandro de Lima, seu nome de batismo.
Como chegar em Itanhaém?
Por estar a pouco mais de 100 km de distância de São Paulo, Itanhaém possui fácil acesso para quem segue da capital.
Há duas maneiras de se chegar de carro à cidade. Uma delas é através da Via Imigrantes; a outra, pela Via Anchieta. Depois é só seguir pela Rodovia Padre Manoel da Nóbrega.
Projetos da Baalbek em Itanhaém
A Baalbek, como uma cooperativa habitacional que visa a ajuda mútua para realizar o sonho da casa própria, tem a cidade de Itanhaém como um de suas principais unidades.
Clique e conheça as fotos e os detalhes do que já entregamos em Itanhaém, bem como o vídeo para acompanhar o andamento das obras na cidade.