Entenda as principais vantagens do cooperativismo
Antes de conhecer as vantagens do cooperativismo é preciso saber que a modalidade é uma junção de pessoas que buscam um mesmo objetivo que atenda às suas necessidades. Dessa forma elas se unem de forma voluntária em torno de uma organização onde todos passam a ser proprietários.
É quando surge uma cooperativa, uma associação autônoma que não concentra renda ou acumula capital. Em outras palavras, uma cooperativa não visa lucro. Ela tem como ideia principal melhorar a condição de vida de seus associados.
Como define a revista Mundo Coop, esse modelo se trata de um empreendimento de gestão transparente e democrática. Aqui, os rumos do negócio obedecem à decisão da maioria. Todos os cooperados são donos, empreendedores e têm direito a voto.
Ao conhecer os 7 princípios do cooperativismo fica mais fácil entender algumas de suas vantagens. Aproveite e leia nosso artigo sobre o tema para um maior envolvimento com a discussão a seguir.
Principais vantagens do cooperativismo
Crescimento contínuo
O cooperativismo cresce ano após ano em todo o mundo desde a sua criação, em 1844, na Inglaterra. Atualmente, as cooperativas estão presentes em 150 países. Elas empregam 280 milhões de pessoas, o que significa uma faixa de 10% da população do mercado formal.
Outro dado interessante é que 1 em cada 7 pessoas do planeta são associadas a uma cooperativa. Por outro lado, existem 1,2 bilhão de cooperados e 3 milhões de cooperativas pelo globo.
Ser dono do negócio
Todo cooperado é um dos donos da cooperativa a qual ele faz parte. São eles quem participam diretamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões. O que culmina em uma gestão democrática, a base do segundo princípio do cooperativismo. Nesse caso, todos têm o direito ao voto, que possui o mesmo peso para o resultado final.
Fácil constituição
Basta comparar a dificuldade encontrada na formação de uma organização empresarial com uma cooperativa. Joga a favor do cooperativismo o processo simples para seu registro e o número ilimitado de pessoas participantes.
Soma-se a isso a não restrição de entrada e saída de membros. Morte ou incapacidade permanente não servem para dissolver uma organização desse modelo.
Taxas menores
Como citado anteriormente, o cooperativismo não visa o lucro por se tratar de uma associação autônoma que não concentra renda ou acumula capital. Ao contrário do capitalismo, que busca o lucro individual.
Em uma cooperativa de crédito, por exemplo, o cooperado tem acesso a taxas menores se comparadas a uma instituição bancária comum. Já em uma cooperativa habitacional, ele pode conquistar o sonho da casa própria a preço de custo.
Ajuda mútua
Foi a partir desse propósito que surgiu a primeira cooperativa no mundo. Na época, um pequeno grupo de 28 operários, a maioria tecelões, procurava uma maneira econômica de atuar no mercado. Como solução, uniram-se para criar uma válvula de escape frente ao capitalismo.
Desenvolvimento da comunidade local
Novamente é citado um dos princípios do cooperativismo: o interesse pela comunidade. O modelo contribui justamente para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Isso gera benefícios sociais e econômicos e ocorre por meio de políticas aprovadas pelos associados.
Agora que você já sabe quais são as principais vantagens do cooperativismo, veja se esse caminho se encaixa com seu perfil. Em caso positivo, procure analisar algum ramo que mais lhe interesse, caso deseje se tornar um associado ou um cooperado.
Conheça também nossos artigos Os 7 princípios do cooperativismo e O que é e como funciona uma cooperativa?. Certamente eles te ajudarão ainda mais na sua decisão, ou apenas oferecerão novas informações importantes sobre o assunto.