O sucesso das cooperativas de crédito no Brasil
As cooperativas de crédito, assim como as cooperativas de agronegócio, são sinônimas de sucesso no Brasil. A modalidade teve início ainda em 1902, no Rio Grande do Sul. Nos dias atuais, seu crescimento tem gerado grande repercussão no mercado nacional.
Uma cooperativa de crédito oferece a seu cooperado todos os produtos que um banco tradicional disponibiliza para seus clientes. Entre os mais importantes estão as contas concorrente e poupança, cartões de crédito e débito e caixas eletrônicos.
Por outro lado, contam com juros mais baixos, concessão de empréstimos com menos burocracia e distribuição de resultados. Elas dependem da cooperação mútua e visam o crescimento das comunidades onde atuam.
Nesse ramo não há acionistas ou clientes. Todos os correntistas são donos, o que está diretamente vinculado a um dos mais importantes princípios do cooperativismo.
Para saber mais sobre o assunto acesse nosso artigo Quais as diferenças entre cooperativas financeiras e bancos.
Números das cooperativas de crédito
O número de cooperativas de crédito espalhadas pelo território nacional é de 827. São cerca de 12 milhões de cooperados, o que corresponde a 6% da população brasileira. São mais de 70 mil empregados ligados à modalidade. As informações são do Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2020, publicado no site do Sistema OCB, e do site da revista Mundo Coop.
A modalidade passou por um alto crescimento entre os anos de 2016 e 2020. Segundo consta, esse aumento alcançou a marca de 233%. O dado é baseado em informações do Banco Central e da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras).
Mais precisamente em 2020, essa alta foi creditada por conta da pandemia do novocoravírus. O motivo é simples: as pequenas empresas precisaram de empréstimos durante a crise. Com a dificuldade em consegui-los nas instituições bancárias tradicionais, renderam-se à oferta das cooperativas de crédito.
Outra informação relevante é que metade dos associados está concentrada na região Sul. Mas esse fator não é à toa, pois, além da primeira cooperativa de crédito nacional ter surgido lá, é no Sul também que nasceram algumas das principais organizações desse ramo do cooperativismo.
Apenas para constar, em termos globais, o cooperativismo financeiro tem números robustos. De acordo com a Mundo Coop, essa modalidade reúne 86 mil instituições espalhadas por 118 países, alcançando 291 milhões de pessoas.
Principais cooperativas de crédito
Sicoob
O Sicoob (Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil) nasceu no ano de 1997 e possui atualmente mais de 5 milhões de cooperados. Ao todo, abrange quase 400 cooperativas singulares com atuação em todos os estados brasileiros.
O Sicoob está próximo de atingir a casa dos 2 mil municípios atendidos e já ultrapassou a marca de 3 mil pontos de atendimento. Soma-se a isso a existência de milhares de caixas eletrônicos espalhados pelo país.
De acordo com o ranking Melhores e Maiores, da Revista Exame (2020), a organização é o 47º maior grupo empresarial do Brasil.
Sicredi
O Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) surgiu no longínquo ano de 1902 e se configura como a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil.
A organização possui hoje mais de 4,9 milhões de associados. Sua presença em território nacional compreende 23 estados e o Distrito Federal, com 2 mil agências distribuídas em 108 cooperativas. São mais de 30 mil colaboradores.
A cooperativa de crédito se orgulha em demonstrar que possui parcerias internacionais no ramo financeiro. Uma delas é a multinacional holandesa Rabobank, presente em mais de 40 países. A outra é a International Finance Corporation (IFC), uma organização irmã do Banco Mundial e membro do Grupo Banco Mundial.
Unicred
O Sistema Unicred nasceu há 30 anos, sendo que em 1994 foi criada a Confederação Nacional das Cooperativas Centrais Unicred, a Unicred do Brasil. A organização está representada por uma Confederação Nacional, com unidades em São Paulo e Porto Alegre.
Além disso, a Unicred está presente em 15 estados brasileiros. São cerca de 280 Unidades de Negócios, 4 Unicreds Centrais, 35 cooperativas e mais de 220 mil cooperados.
Viacredi
A Viacredi foi criada em 1951 por intermédio de cerca de 21 funcionários da Companhia Hering, em Santa Catarina. Na época, a cooperativa de crédito chamava-se CrediHering.
O primeiro cooperado da Viacredi foi também o líder da organização por 16 anos. Trata-se de Ingo Hering, considerado um homem à frente de seu tempo. Ingo foi um dos pioneiros e principais líderes da região de Blumenau. Ele trabalhou como colunista de um jornal catarinense, como diretor da Cia Hering e dirigiu ainda entidades culturais e esportivas.
Atualmente, a Viacredi conta com 99 postos de atendimento, mais de 640 mil cooperados e mais de 1,5 mil colaboradores. Se você achou curioso ver uma cooperativa ligada a uma empresa privada, aproveite então para conhecer nosso artigo “Conheça 9 cooperativas que irão te surpreender”.