Conheça a cidade de Francisco Morato, na Grande São Paulo
A cidade de Francisco Morato está localizada na Região Metropolitana de São Paulo, a uma distância de somente 45 km da capital. Tem como vizinhos os municípios de Caieiras, Campo Limpo Paulista e Cajamar. Jundiaí fica nas proximidades, a 18 km.
A população de Morato é de aproximadamente 177 mil pessoas, de acordo com informação do IBGE. É popularmente conhecida como cidade-dormitório, já que seus moradores costumam usá-la para manter uma moradia enquanto passam o dia inteiro em São Paulo a trabalho.
Esse expediente tornou-se corriqueiro pela vinda de trabalhadores de várias partes do país que buscam lugares mais baratos para viver. O que tem resultado em um grande crescimento populacional ao longo das décadas nas cidades que compõem a Grande São Paulo, como é o caso em questão.
História de Francisco Morato
Francisco Morato surgiu no século 19 a partir de um pequeno povoado chamado Vila de Belém, incrustado na Serra de Botujuru. No ano de 1946, o vilarejo tornou-se um distrito ligado a Franco da Rocha. Foi quando recebeu o nome atual. Sua emancipação aconteceu apenas em 1965 após a aprovação Câmara Municipal de Franco da Rocha.
O nome Francisco Morato originou-se de uma sugestão dada pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Foi na instituição que o advogado, jurista, professor e político brasileiro Francisco Antônio de Almeida Morato atuou como diretor entre os anos de 1935 e 1938.
O jurista nasceu em Piracicaba em 1868 e morreu na capital paulista aos 79 anos. Ele foi promotor público e fundador da Ordem dos Advogados de São Paulo, entre outras funções exercidas ao longo de sua vida. Na política destacou-se como fundador do Partido Democrático. Foi também deputado federal, eleito em 1927, e um dos líderes do Movimento Constitucionalista de 1932.
Com relação à cidade, o grande aumento citado anteriormente da população ocorreu a partir da década de 1980. Esse movimento migratório teve como foco trabalhares oriundos da região nordeste do país.
Mais recentemente, uma das conquistas notáveis da localidade foi a chegada de uma linha de trem da CBTU, que passou a ligar Francisco Morato à capital. Em 1994, foi criada a CPTM. Já em 2020, a nova e reformada estação da Linha 7-Rubi foi entregue e aberta ao público.
Cultura de Francisco Morato
Francisco Morato é conhecida popularmente como “melodia”, graças à Corporação Musical Rogério Levorin, uma das corporações musicais mais antigas do Brasil. Outro exemplo cultural é a Orquestra Experimental Pró-Morato, criada e mantida pela Associação Cultural Comunitária Pró-Morato.
Um evento levado muito a sério na localidade é o Confraframo (Concurso de Fanfarras e Bandas Marciais de Francisco Morato). Poucos sabem, mas esse é classificado como o maior concurso de fanfarras e bandas marciais do estado. São cerca de 15 horas de apresentações com participantes de todo o país.
Projetos da Baalbek em Francisco Morato
A Baalbek é uma cooperativa habitacional que visa a ajuda mútua para realizar o sonho da casa própria. A cooperativa já entregou um condomínio em Francisco Morato com as unidades mais aconchegantes de seus projetos: o sobrado de três dormitórios.
Clique e conheça um pouco sobre a cidade e veja as fotos e os detalhes do que já entregamos por lá.