Cooperativa habitacional vale a pena?
Fazer parte de um projeto de uma cooperativa habitacional vale a pena. O movimento tem como característica entregar casas, sobrados e apartamentos a preço de custo para os cooperados. Soma-se a essa vantagem a oportunidade do associado contribuir mensalmente com parcelas que cabem em seu bolso.
O cooperativismo se baseia na junção de pessoas que buscam um mesmo objetivo que atenda às suas necessidades. Dessa maneira elas se unem de forma voluntária em torno de uma associação autônoma, a cooperativa, em que as decisões coletivas precisam ser aprovadas em assembleia.
No caso do cooperativismo habitacional, a modalidade não está atrelada a imobiliárias, construtoras e/ou financeiras, que visam lucro. O que explica a aplicação do preço de custo em uma unidade habitacional.
Leia nosso artigo Como funciona uma cooperativa habitacional e suas vantagens e saiba mais.
Como funciona uma cooperativa habitacional?
Associar-se a uma cooperativa habitacional é o primeiro passo para a conquista da tão sonhada casa própria. No caso da Baalbek, a desejada casa na praia, já que seus projetos estão ligados, na maioria, nas cidades de Mongaguá e Itanhaém.
Como se sabe, a habitação é um dos principais problemas urbanos a ser solucionado no país. A população de baixa renda é quem sofre por não ter acesso a uma moradia digna. Uma das soluções para essa situação é justamente o cooperativismo habitacional.
Saiba mais sobre o assunto em nosso artigo Sistema habitacional nos dias atuais.
No começo, a cooperativa habitacional tem como função adquirir o terreno para a construção das unidades habitacionais. Com a contribuição mensal dos cooperados, como já citado. Uma das grandes vantagens desse sistema é a compra de materiais e o pagamento de mão de obra a preços menores se comparado a uma construtora.
Na Baalbek, após executada a obra, as unidades são distribuídas para os cooperados de quatro maneiras: por meio de sorteio, ordem cronológica, lista de pontuação ou quitação do Custo Estimado. Não bastasse o menor custo, a atividade ainda ajuda a diminuir o déficit habitacional do país.
É importante frisar que todo candidato a cooperado deve estar ciente dos 7 princípios do cooperativismo antes de aderir a uma cooperativa. É possível também que uma organização desse ramo seja fundada a partir do desejo de um grupo de pessoas em construir juntas suas casas.
Cooperativa habitacional vale mesmo a pena?
Uma das grandes vantagens de uma cooperativa habitacional é o fato de que todo cooperado tem sua participação na organização. A adesão de associados é aberta, pois não há discriminação quanto à raça, religião, sexo, classe ou ideologia de seus interessados.
Já sabemos que o custo final de um empreendimento é praticamente o preço de custo. O que facilita a adesão dos cidadãos menos favorecidos economicamente. Mas isso não quer dizer que somente a população de baixa renda pode se associar a uma cooperativa.
Há quem consiga injetar um valor mensal maior em um projeto, no entanto, prefere estar ao lado de uma cooperativa devido às suas vantagens. Essa é uma maneira de conquistar uma casa na praia, por exemplo, sem que se pague o valor inflado por conta da localização.
Entretanto, é válido estar atento às dicas de segurança para evitar surpresas desconfortáveis. Uma delas é saber que as cooperativas são regulamentadas pela Lei nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971. Isso significa que existe uma regulamentação para todas as organizações desse segmento.
Quando tudo é feito com calma e clareza, as chances de usufruir das vantagens de uma cooperativa habitacional acaba sendo o segredo do sucesso de um empreendimento. E nada paga a felicidade de um cooperado quando ele recebe a chave de sua casa própria.