Cresce o cooperativismo durante a pandemia
O Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) divulgou a atualização do Anuário do Cooperativismo Brasileiro, com foco no fechamento de 2020. A grande notícia é que houve um relativo crescimento do cooperativismo durante a pandemia.
O lançamento da publicação e alguns dados sobre o movimento foram divulgados durante o painel “A Importância de uma cultura de dados para o cooperativismo”. O evento foi realizado no final do mês de julho, sendo a última parte da programação da Semana ConexãoCoop.
O grande destaque apontado pelo anuário é que o número de cooperados, que em 2019 era de 15,5 milhões, pulou para 17,2 milhões em 2020. Esse crescimento de cerca de 11% só reforça a força do cooperativismo mesmo durante a crise que tem afetado o povo brasileiro de diversas maneiras.
Outro excelente dado está relacionado à geração de trabalho. Enquanto o país vem batendo recordes de desemprego, o cooperativismo somou no ano passado 455.095 empregos diretos, um aumento de 6% em relação ao ano anterior.
Com base nesse salto, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, apontou que essa é uma comprovação de que o cooperativismo se fortalece em momentos de dificuldade.
Números do cooperativismo durante a pandemia
De acordo com o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2021, o número de cooperativas existentes em todos os estados do país é de 4.868. Essas organizações estão distribuídas dentro dos sete ramos do cooperativismo. O número é referente às cooperativas com registro ativo na OCB até a data de 31/12/2020.
Um fato importante nesse levantamento foi uma ligeira diminuição da quantidade de cooperativas se comparado ao ano anterior. Ao todo, 5.314 instituições fizeram parte do movimento em 2019.
Entretanto, essa redução não significa que o cooperativismo está menor, conforme afirma a própria OCB:
“A redução do número de cooperativas singulares se dá em função de um movimento no mercado para ganho de eficiência e escala com redução de custos, caminhando para fusões e incorporações”.
Em contrapartida, ainda em 2020, um total de 161 novas cooperativas foram registradas junto ao Sistema OCB de forma online pelo site Seja.Coop.
Em 2020, o mundo contabilizou 3 milhões de cooperativas, bem como 1 bilhão de cooperados, o que corresponde a 12% da humanidade. Além disso, são 280 milhões de empregos gerados, o que representa 4% da população mundial. Os dados são da Aliança Cooperativa Internacional.
Leia também nosso artigo O cooperativismo no Brasil, com a apresentação de dados referentes ao ano de 2019 publicados no Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2020.
Números do cooperativismo em 2020 em cada ramo
As cooperativas de Infraestrutura surgem com grande protagonismo nesse cenário. A construção civil habitacional é a que possui o maior número de cooperativas do ramo, com participação de 40% no setor. É nesse ramo que se encaixa a Baalbek Cooperativa Habitacional, que manteve suas obras a todo vapor no período.
Já as cooperativas de crédito foram aquelas que mais reagiram positivamente à pandemia. Haja visto que milhares de pessoas trocaram os bancos tradicionais pelas cooperativas financeiras.
Para se ter uma ideia, o cooperativismo teve crescimento de 48,5% na carteira de crédito de pessoas jurídicas em 2020. Isso corresponde a quase o dobro do crescimento do setor financeiro como um todo, que alcançou a casa dos 26,5%. A informação se baseia em matéria publicada pela revista Mundo Coop, em sua edição 97.
Além disso, a Confebras (Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito) concluiu que a procura por crédito nas cooperativas teve alta de 12% entre os meses de maio de 2020 e maio de 2021. A informação é do site da Mundo Coop.
Quer saber como se comportaram os números de cada um dos sete ramos do cooperativismo em 2020? Então confira abaixo um apanhado geral quanto ao número de cooperativas, de cooperados e de empregados:
Aproveite para ler também nosso artigo Os desafios do cooperativismo na pandemia.