O que é e como funciona uma cooperativa?
Antes de entender como funciona uma cooperativa, é preciso saber que existem vários tipos desse modelo de organização no Brasil. Geralmente, quando se fala nesse assunto, logo vem à mente aquelas que trabalham com crédito. Mas saiba que as cooperativas financeiras são apenas uma ramificação do cooperativismo como um todo.
No Brasil, as cooperativas eram classificadas em 13 ramos de atuação até 2019. Confira a lista abaixo, de acordo com a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras):
- Cooperativas agropecuárias
- Cooperativas de consumo
- Cooperativas habitacionais
- Cooperativas de crédito
- Cooperativas educacionais
- Cooperativas de infraestrutura
- Cooperativas de mineração
- Cooperativas de produção
- Cooperativas de saúde
- Cooperativas sociais
- Cooperativas de trabalho
- Cooperativas de transporte
- Cooperativas de turismo e lazer
A partir de 2020, a OCB segmentou o cooperativismo brasileiro em 7 ramos. Essa alteração tem como intuito ganhar mais poder de representação entre os três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário).
Assim ficou a nova classificação:
- Agropecuário
- Crédito
- Transporte
- Trabalho, Produção de Bens e Serviços
- Saúde
- Consumo
- Infraestrutura
Para se ter uma ideia, a primeira cooperativa de consumo brasileira data de 1889. As cooperativas agropecuárias começaram a surgir no ano de 1907. Com relação as de crédito, foi em dezembro de 1902 que tudo começou.
Já a habitacional tem início em 1920. A propósito, o antigo ramo habitacional, com a nova classificação, passou a fazer parte do segmento denominado Infraestrutura.
Como funciona uma cooperativa?
O cooperativismo é uma junção de pessoas que buscam um mesmo objetivo que atenda às suas necessidades. Dessa maneira elas se unem de forma voluntária em torno de uma organização onde todos passam a ser donos do próprio negócio.
É quando surge uma cooperativa, uma associação autônoma que não concentra renda ou acumula capital. Em outras palavras, uma cooperativa não visa lucro. Ela tem como ideia principal melhorar a condição de vida de seus associados.
A Mundo Coop, principal revista nacional de gestão, finanças, pessoas e marketing do cooperativismo, define muito bem o que é uma cooperativa:
“Não há o objetivo do lucro, mas sim o de gerar e distribuir renda aos cooperados de forma proporcional ao trabalho ou participação de cada um. É um empreendimento de gestão transparente e democrática, onde os rumos do negócio obedecem à decisão da maioria. Não há a figura do patrão. Todos os cooperados são donos, empreendedores e têm direito a voto.”
Qualquer cidadão pode participar de uma cooperativa, desde que se encaixe nesse perfil e assuma as responsabilidades como membro. É basicamente o que diz o primeiro dos 7 princípios do cooperativismo, que se refere a adesão voluntária e livre. Aqui, não há discriminação quanto à raça, religião, sexo, classe ou ideologia de seus interessados. O que expressa os valores de igualdade e liberdade do movimento.
No Brasil, as cooperativas são regidas pela Lei nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971. Em termos mundiais, as cooperativas são representadas pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI). O órgão, com sede em Genebra, na Suíça, foi fundado no ano de 1895.
Cooperativismo no mundo
Atualmente, as cooperativas estão presentes em mais de 150 países. Elas empregam 280 milhões de pessoas em todo o mundo, o que significa uma faixa de 10% da população do mercado formal.
Outro dado interessante é que 1 em cada 7 pessoas do planeta são associadas a uma cooperativa. Por outro lado, existem 1,2 bilhão de cooperados.
Dessa maneira 12% da humanidade fazem parte de uma das 3 milhões de cooperativas do globo. Em nosso país, nos últimos oito anos, o número de pessoas que se uniram ao cooperativismo cresceu 62%.
Os dados são da ACI e do Sistema OCB, divulgados no Anuário Brasileiro do Cooperativismo 2020 pela revista Mundo Coop.