Vai curtir o feriado na praia? Saiba o que fazer em Mongaguá
A cidade de Mongaguá está localizada no litoral sul de São Paulo e fica a aproximadamente 94 km da capital paulista. A localidade é classificada como uma estância balneária, da mesma maneira que Itanhaém, e está nas proximidades da Serra do Mar, na Baixada Santista. Cerca de 40% da área do município são montanhas.
Os 13 km de praias de Mongaguá, além de cachoeiras e piscinas naturais, costumam atrair um grande número de turistas durante a alta temporada. Assim como nos feriados, quando muitos paulistanos fogem da agitação e da rotina em busca de um lugar perfeito para relaxar.
O que fazer em Monguagá?
Melhores praias
Mongaguá tem ótimas praias para todos os gostos, propícias para a prática de caminhadas devido à larga faixa de areia escura e batida. As principais delas são:
- Praia do Agenor de Campos (Plataforma)
- Balneário América
- Praia de Vera Cruz
- Praia do Centro (Grande)
- Praia São Paulo
- Praia Flórida Mirim
A mais movimentada delas é a do Agenor de Campos, que fica ao lado da Plataforma de Pesca, local muito frequentado pelos praticantes de pesca esportiva. Possui formato em T, em que seus 400 metros de extensão mar adentro, e os dois braços de 86 metros em cada lado, a classifica como a maior plataforma desse estilo da América Latina.
Outra opção que figura entre as principais praias de Mongaguá é a Praia do Centro, que leva esse nome por estar nas proximidades do centro comercial da cidade.
Cachoeiras e piscinas naturais
Um dos principais pontos turísticos de Mongaguá é o Poço das Antas, uma queda d’água em meio à Mata Atlântica que culmina em uma piscina natural. Lugar perfeito para aqueles que preferem fugir do agito das praias e da combinação água salgada e areia.
A partir desse atrativo natural surgem trilhas sinalizadas que levam os visitantes até cachoeiras e corredeiras disponíveis dentro desse parque ecológico. Corre-se o agradável risco do turista cruzar com alguma ave silvestre e até bicho-preguiça pelo caminho.
Aos menos aventureiros, é possível também fazer piquenique no local ou apenas aproveitar a boa infraestrutura existente por lá.
Feiras de artesanato
As feiras de artesanato de Mongaguá também são muito concorridas pelos visitantes durante o verão. A principal delas é a Feira de Agenor de Campos, dominado por artistas plásticos e artesãos da região. Esse também é um espaço animado nas noites do município. A outra dica quanto ao assunto é a feira Maria Del Carmem Mariño Telle, localizada no centro.
Praça de Eventos Dudu Samba
Na Praia do Centro está a Praça de Eventos Dudu Samba, um espaço construído sobre a areia conhecido por abrigar várias festas e comemorações em Mongaguá. Uma delas é o famoso Festão na Praia, uma autêntica festa junina com comidas típicas.
Como o próprio nome sugere, o carnaval é o ponto alto da praça. Tanto os blocos carnavalescos quanto as escolas de samba desfilam pela praça.
Outras atrações turísticas de Mongaguá
Há muito ainda o que fazer em Mongaguá. Uma das dicas é visitar o Morro da Padroeira, onde fica uma enorme imagem de Nossa Senhora Aparecida que possui mais de 15 metros de altura. Para chegar ao monumento é preciso subir 139 degraus em meio à mata nativa.
Mas é no Mirante do Belvedere que se tem a melhor vista da cidade litorânea. O monte está situado no morro do Jardim Aguapeú. Já em frente à Plataforma de Pesca fica o Parque Turístico Ecológico A Tribuna, onde viveiros, aquários tropicais e marinhos e um serpentário fazem a alegria das crianças.
Aos mais interessados em se aprofundar na cultura local, vale a pena conhecer as aldeias indígenas Itaóca e Aguapeú. Ambas estão localizadas dentro de uma reserva ambiental da Mata Atlântica.
Como chegar em Monguagá?
Por estar a menos de 100 km de distância de São Paulo, Mongaguá possui fácil acesso para quem segue da capital.
Há duas maneiras de se chegar de carro à cidade. Uma delas é através da Via Imigrantes; a outra, pela Via Anchieta.
Projetos da Baalbek em Mongaguá
A Baalbek, como uma cooperativa habitacional que visa a ajuda mútua para realizar o sonho da casa própria, tem a cidade de Mongaguá como um de suas principais unidades.
Ainda em 2010 surgiu o primeiro projeto de casas na localidade. O término da primeira unidade foi um momento muito especial. A entrega de chaves foi feita por sorteio em um dia considerado inesquecível para todos.
Clique e conheça as fotos e os detalhes do que já entregamos em Mongaguá, bem como o vídeo para acompanhar o andamento das obras na cidade e a projeção de nossas futuras unidades.