Quais são as etapas de uma obra na Baalbek?
Quando se sabe quais são as etapas de uma obra, fica mais fácil entender por que existe um tempo determinado para que uma unidade habitacional seja entregue. Há muito o que fazer antes de assentar o primeiro tijolo, por exemplo. Assim como há ainda o que realizar depois que ocorrem os acabamentos.
Dessa maneira torna-se importante para o cooperado da Baalbek compreender o passo a passo de uma construção. Caso você não seja um associado da nossa cooperativa, não tem problema. Certamente, esse texto lhe ajudará a perceber como funciona o processo de levantar uma casa, um prédio ou um condomínio.
Etapas de uma obra
Imagina agora você, cooperado(a) da Baalbek, que está aguardando ansiosamente sua unidade habitacional começar a ser erguida. Contudo, paira uma dúvida no ar sobre quando conseguirá visualizar uma parede começando a sair do chão.
Pois saiba que os processos que antecedem essa fase são de extrema importância para que o resultado de uma construção seja um sucesso. São estágios que levam um tempo para serem cumpridos e que precisam ser feitos por profissionais gabaritados e experientes, com todo cuidado possível.
Lotes e terrenos
O primeiro passo para uma obra é a aquisição de um lote ou um terreno onde será desenvolvido o projeto. Trata-se, primeiro, da parte documental. Depois da compra, é preciso demarcar esse terreno com um topógrafo para que não seja ocupada uma parte incorreta daquele território. Principalmente quando se tem um espaço descampado.
Esse processo é chamado de demarcação do lote e levantamento planialtimétrico. É quando se entendem os detalhes desse terreno, tais como medidas planas, ângulos e diferenças de nível (inclinação). Nesse momento saberemos se é preciso tirar terra (corte) ou colocar terra (aterro) para nivelar o solo.
Durante esse processo, se possível, já é feita a sondagem, que serve para saber qual o tipo de solo e a sua resistência, para determinar o tipo de fundação mais apropriada a ser utilizada. O intuito aqui é encontrar onde está o solo firme para criar a raiz da casa.
Projetos
Agora é o momento de fazer um estudo para compreender o que cabe nesse terreno e qual o projeto a ser desenvolvido. Essa é uma das fases mais delicadas de todo o processo. Tanto os projetos de arquitetura e engenharia quanto as demais partes do planejamento que envolvem sua construção podem ser encaixados no que é chamado de pré-obra.
Após a escolha da tipologia ideal para o terreno, e validado o estudo desse projeto junto à diretoria, é desenvolvido o projeto executivo de arquitetura. A partir daí é preciso realizar todos os projetos complementares de engenharia e fazer as devidas compatibilizações com o projeto de arquitetura.
Esse processo existe para solucionar interferências na execução da obra, com o objetivo de antecipar ao máximo problemas que poderiam aparecer durante a obra.
Os projetos complementares envolvem, dentre outros:
- Estrutural -> fundações, vigas, pilares, lajes, alvenarias e suas cargas agindo sobre o solo;
- Hidráulica -> sistema de alimentação e distribuição de água, além de eliminação de todos os líquidos provenientes da cozinha e do banheiro;
- Elétrica -> pontos de tomadas, lâmpadas, interruptores e dutos por onde passa a fiação elétrica, além de comunicação interna e internet para condomínio fechado e edifício;
- Bombeiro e segurança -> atendimento às normas de segurança para as edificações em geral.
O projeto executivo arquitetônico é, portanto, a base para a realização de todos os projetos complementares.
Saiba mais em nosso artigo Etapas da obra: a importância de um projeto na construção civil.
Preparação de terreno
Com o terreno limpo, agora é o momento de começar a trabalhá-lo com as conclusões obtidas a partir do levantamento planialtimétrico e da sondagem. Aliás, se a sondagem não teve início ainda, será nessa fase que isso ocorrerá.
Em outras palavras, para levantar uma unidade habitacional, o solo precisa estar apto a receber o peso de muitas toneladas que compreendem uma casa ou um edifício. Durante a fase de preparação de terreno, como já citado, saberemos qual o tipo de fundação será executada na obra.
Saiba mais em nosso artigo O que é estaqueamento.
Orçamento de obra
Com os projetos finalizados, enquanto a preparação de terreno acontece, é feito o orçamento da obra. No caso da Baalbek, é realizado um orçamento interno na cooperativa e outro em paralelo com alguns empreiteiros. Esse processo visa comparar os orçamentos para que haja um entendimento de valores.
Aqui estão incluídos os gastos com material de construção e mão-de-obra. Também é o momento de definir os cronogramas, prevendo tempo e recursos financeiros para cada etapa.
Infraestrutura
Após a aprovação do orçamento, a etapa da obra a ser iniciada é a infraestrutura, que consiste na marcação de obra e na fundação. Você ainda não verá nenhum tijolo sendo assentado. Porém, essa pode ser considerada uma das fases mais relevantes de uma construção. É quando se cria a raiz que sustentará a unidade habitacional.
Há terrenos que possuem solo mais instável. Para garantir a sustentação, a estabilidade e a durabilidade da edificação, é necessário que esse solo seja estudado para garantir a fundação apropriada.
Na costa litorânea é muito comum que haja a necessidade do estaqueamento como solução estrutural. Esse tipo de fundação é feito por meio de estacas. Sua implementação ocorre quando o terreno não oferece a solidez necessária para suportar uma casa e outras sobrecargas ao longo do tempo.
Na transição dessa etapa para a próxima está a viga baldrame, que vai suportar a alvenaria, aquilo que vai ser erguido a partir do chão. O baldrame é sempre apoiado sobre a fundação para receber as cargas das paredes. Isso feito, o caminho está liberado para o início da superestrutura.
Superestrutura
São as estruturas que estão acima do solo. É o momento de subir as alvenarias juntamente com a tubulação de hidráulica e a de elétrica seca (condutores e caixinhas). Quando isso se dá em conjunto, não há risco de precisar rasgar as paredes lá na frente para passar a infraestrutura citada.
A Baalbek utiliza blocos de alvenaria estrutural para as paredes, solução que agiliza o tempo de execução da obra e que traz economia de material em relação ao processo convencional. Os blocos estruturais utilizados são certificados pelo INMETRO por sua qualidade, tendo sido submetidos a rigorosos testes de resistência.
Visite também nosso artigo Etapas da obra: preparação de terreno, infraestrutura e superestrutura.
Cobertura
Depois que a casa subiu por completo, chega-se à fase da cobertura, que é a construção do telhado ou da laje. Sua função, como se sabe, é proteger a edificação das chuvas, dos ventos e do sol, além de contribuir para o conforto termoacústico.
Acabamentos
Essa é aquela etapa boa da obra, quando se percebe que a unidade habitacional está prestes a ser finalizada. Nessa fase estão inclusos:
- Pintura externa e interna;
- Revestimento (chapisco, reboco, gesso, textura e/ou pintura);
- Forro;
- Instalações de portas e janelas;
- Louças e metais;
- Bancadas;
- Fiação, tomadas e interruptores;
- Contrapiso e revestimento cerâmico (piso e parede);
- Calçamento externo.
Área comum
Nessa etapa da obra estão inclusas:
- Cobertura de brita;
- Alvenaria de muro;
- Pintura de muro;
- Passagem de esgoto e água fria;
- Instalação de portão;
- Limpeza final.
No caso de um condomínio, há ainda o trabalho de paisagismo e outras construções da área comum, como guarita, bancos e equipamentos de lazer (quando previsto em projeto). Caso contrário, é apenas a parte de calçamento ao redor da unidade habitacional com piso intertravado e brita.
Instalações finais
Após as instalações finais de elétrica e de hidráulica, as concessionárias Elektro e Sabesp são comunicadas para fazerem as ligações pertinentes a cada uma delas.
Vale frisar que o número da casa é de responsabilidade da Elektro. Tudo é finalizado para receber a vistoria da prefeitura para a emissão do Habite-se.
O que vem depois?
Na Baalbek, o cuidado com a unidade habitacional construída para um cooperado segue através do que é conhecido como RP (Recebimento Provisório) e RD (Recebimento Definitivo). Em outras palavras, essa etapa é o controle de qualidade da cooperativa.
Durante o RP, a Baalbek visualiza o que precisa ser revisado e complementado na construção para fazer os devidos apontamentos ao empreiteiro. Assim, ocorrerão os ajustes necessários para garantir a qualidade do que será entregue ao cooperado.
Depois de alguns dias acontece o RD, quando zera qualquer afazer na obra. Ao entregar a unidade para o cooperado, o mesmo faz uma vistoria pessoal juntamente com a equipe da Baalbek. O objetivo dessa ação é apontar possíveis ajustes a serem realizados pela cooperativa de acordo com a sua análise pessoal.
Vale ressaltar que a Baalbek tem conseguido praticamente 100% de aprovação nessas vistorias finais com os cooperados. Isso acontece justamente devido a esse controle de qualidade minucioso que é feito.
Para a Baalbek, a maior alegria desse processo é o momento mágico da entrega de chaves. A certeza de que os cooperados receberão uma moradia digna a um preço justo.