Saiba mais sobre as cooperativas de saúde
As cooperativas de saúde têm um papel fundamental dentro do mercado nacional. Junto com o ramo agropecuário, elas ajudam a colocar o Brasil no topo do ranking do cooperativismo. Afinal, o país é o pioneiro nesse setor e conta com o maior número de cooperativas dedicadas à preservação e à promoção da saúde humana.
Sua criação se deu nos anos de 1960 no município paulista de Santos. Nos dias atuais, possui parcerias com os governos federal, estadual e municipal para gerar atendimento ao setor público.
As cooperativas que pertencem ao segmento são formadas por médicos, odontólogos ou profissionais ligados à área de saúde humana, enquadrados no CNAE 865. Soma-se à lista aquelas cujos usuários se reúnem para constituir um plano de saúde.
Para entender melhor os ramos do cooperativismo brasileiro, onde se encaixa o de saúde, leia nosso artigo Quais os ramos do cooperativismo.
Números das cooperativas de saúde
O número de cooperativas de saúde espalhadas pelo território nacional é de 783 no total. De cooperados, 275.915; enquanto de empregados, de 108.189. As informações são do Anuário de Cooperativismo Brasileiro 2020, publicado pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) em seu site.
Já o portal Empresas & Cooperativas cita que o setor movimenta aproximadamente R$ 36 bilhões. Essa cifra representa 32% do mercado privado de saúde no Brasil. Quanto à saúde suplementar, o cooperativismo ocupa a segunda posição, englobando 29% do total das operadoras.
Segundo a Fencom (Federação Nacional das Cooperativas Médicas), dos 250 mil médicos brasileiros, pelo menos 20% deles são associados às cooperativas de saúde.
Esses números realmente significativos podem ser explicados pela existência de duas cooperativas desse ramo: a Unimed e a Uniodonto.
Principais cooperativas de saúde
Unimed
Talvez você não imaginasse que a Unimed (União dos Médicos) fosse uma cooperativa. A organização, fundada em 1969, é referência nacional no quesito plano de saúde. Em 1975 foi criada a Confederação Nacional das Cooperativas Médicas – Unimed do Brasil, com o objetivo de representar institucionalmente as cooperativas Unimed.
Atualmente, o Sistema Unimed está presente em 84% do território nacional, formado por cerca de 345 cooperativas médicas e mais de 116 mil médicos cooperados. Ao todo, alcança 17 milhões de beneficiários, sendo 2.372 hospitais credenciados e 126 hospitais próprios. Soma-se a isso a oferta de 108 mil empregos diretos.
Uniodonto
A Uniodonto é mais uma cooperativa de saúde conhecida nacionalmente. Seu surgimento se deu em 1972 com a união de 37 dentistas.
Trata-se da maior rede de atendimento em planos odontológicos do mundo. Pertencem ao Sistema Uniodonto 95% das operadoras de planos odontológicos melhor avaliadas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
O atendimento da Uniodonto atinge 3 milhões de usuários no Brasil e agrupa cerca de 22 mil cirurgiões dentistas cooperados, organizados em 117 singulares.
Atesa
A Atesa, uma cooperativa de trabalho fundada em 2007, oferece um modelo alternativo dentro do cenário em questão. Nesse sistema, mais de 3 mil trabalhadores autônomos da área da saúde se associaram à organização a fim de prestarem seus serviços às pessoas.
Destaque para aqueles que atendem no segmento de home care (cuidado domiciliar). Esses profissionais também estão disponíveis para serem contratados por hospitais e clínicas. Entre eles estão enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, radiologistas, entre outros.
A Atesa tem como missão “disponibilizar continuamente com qualidade, seriedade e transparência serviços diferenciados que possam promover a saúde, qualidade de vida e bem-estar, buscando satisfazer as necessidades de nossos clientes e sócios cooperados”.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre as cooperativas de saúde, aproveite para ler nosso artigo Conheça a força das cooperativas agropecuárias no Brasil. Esse é mais um ramo de sucesso no país.