Veja o cenário atual do cooperativismo no mundo
O cenário do cooperativismo no mundo se mantém em evidência, cujo número de cooperativas e de cooperados continuaram crescendo mesmo com a pandemia. Como se sabe, o movimento cooperativista está presente em mais de 150 países.
Em termos gerais, o número de cooperativas no mundo chega a 3 milhões, com um total superior a 1 bilhão de cooperados. Isso corresponde a 12% da humanidade. São 280 milhões de empregos gerados, o que significa uma faixa de 10% da população do mercado formal e de 4% de toda a população mundial.
Como curiosidade, no ramo Agropecuário, 92% de todo o alimento produzido no Japão vêm de um cooperado. Já as cooperativas de seguros, que se encaixam no setor Trabalho, Produção de bens e Serviço, cresceram 39% nos últimos 10 anos. Enquanto isso, as de Crédito representam 9,55% do mercado financeiro mundial.
Outro dado importante mostra que o faturamento combinado das 300 maiores cooperativas do globo alcança a cifra de 2 trilhões de dólares. Se essas organizações fossem um país, seria a 9ª maior economia do planeta.
Os dados apresentados acima são da Aliança Cooperativa Internacional, com base no ano de 2020, publicados no Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2021.
Aproveite para saber mais sobre o tema em nosso artigo O cooperativismo no mundo: história e desenvolvimento.
Cooperativismo no mundo e a participação brasileira
O Brasil possui 4 das 300 maiores cooperativas do mundo, conforme mostra a edição 2021 do World Cooperative Monitor. A publicação é responsável por apresentar um relatório de e para empresas cooperativas e o movimento global ao qual elas pertencem.
Veja abaixo quais as cooperativas nacionais figuram entre as principais:
- Copersucar (60ª posição);
- Coamo (119ª posição);
- Sicredi (123ª posição);
- C. Vale (180ª posição).
De acordo com dados do Ministério da Economia, 451 unidades exportadoras cooperativas do país importaram e/ou exportaram de forma direta seus produtos em 2020. Traduzindo em porcentagem, aqueles que importaram somam 18%, e as que exportaram, 90%.
As cooperativas que atuaram nas duas frentes somam 22%. Veja abaixo os principais estados que se encaixam nessa situação.
Fonte: Estatísticas de Comércio Exterior do Ministério da Economia. Dados publicados no Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2021.
Principais produtos exportados e seus destinos
Ainda no Brasil, 100% das exportações de 74 municípios foram oriundas de cooperativas. Aliás, as cooperativas internacionalizadas estão presentes em 21 estados e em 274 municípios brasileiros.
Os principais produtos exportados pelas coops do país são: frango in natura, soja e café cru. A China é o principal destino dos produtos cooperativos nacionais, com mais de 38% do total. A França vem na sequência, com 5,9%, seguido da Alemanha, com 5%.
A propósito, as cooperativas do ramo Agropecuário foram responsáveis por 6,2% das exportações brasileiras. No caso de produtos como frango, suínos, uvas e cacau, essa participação ultrapassa os 20%.
As informações referentes às cooperativas foram apoiadas pela Apex-Brasil e Sou.Coop e publicadas no Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2021.
Para completar seu conhecimento sobre o assunto, visite também nosso artigo Confira os números atualizados do cooperativismo no Brasil.